MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG premia trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes

Sexta-feira, 27 de outubro de 2023
Última modificação: Sexta-feira, 27 de outubro de 2023

As atividades da 32ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) e da 19ª Semana de Ciência e Tecnologia (C&T) se encerraram nesta sexta-feira (20)

Os dois eventos científicos mais importantes do CEFET-MG, a 32ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) e a 19ª Semana de Ciência e Tecnologia (C&T), encerraram suas atividades nesta sexta-feira (20), e os trabalhos premiados apresentados durante a semana foram divulgados na cerimônia que aconteceu no Auditório Central do campus Nova Suíça. A palestra de encerramento contou com a participação do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Ubirajara de Oliveira, que abordou causas e consequências das mudanças climáticas.

Na cerimônia, aconteceram as tradicionais premiações por categoria, mediante avaliação de servidores do CEFET-MG e especialistas convidados. Para a META, foram quatro categorias de avaliação, de acordo com a área do conhecimento (Ciências Exatas e da Terra e Engenharias; Ciências Humanas, Sociais, Biológicas e da Saúde, Linguística, Letras e Artes) e duas modalidades: Ciência Aplicada/Inovação Tecnológica e Material Didático para cada categoria. Além disso, o evento premiou o vídeo mais curtido no YouTube.

O trabalho “Blinkwheel: explorando a mobilidade com piscar dos olhos e leds infravermelhos” foi o vencedor da área Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, modalidade Ciência Aplicada/Inovação Tecnológica, que também foi o vencedor na categoria do vídeo mais curtido. O trabalho “Motor de passo de relutância variável para fins didáticos” foi o vencedor da área Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, modalidade Material Didático.

Já os trabalhos “Localizador de veias de baixo custo” e “Ação sanitizante da água sanitária: quanto mais concentrada, melhor?” foram premiados nas Ciências Humanas, Sociais, Biológicas e da Saúde, Linguística, Letras e Artes, nas modalidades Ciência Aplicada/Inovação Tecnológica e Material Didático, respectivamente.

Os resultados da Semana C&T estão em apuração e serão divulgados em breve.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG