MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Conselho regulamenta atividades de monitoria nos cursos de nível médio técnico

Segunda-feira, 16 de outubro de 2023
Última modificação: Segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Documento traz diretrizes sobre objetivos, carga horária máxima e atividades de monitores

A partir de agora, as atividades de monitoria nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) estão regulamentadas no CEFET-MG. O documento, aprovado no Conselho de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), orienta a prática suplementar à formação dos estudantes.

De acordo com o regulamento, as atividades de monitoria podem ser exercidas de forma voluntária ou mediante concessão de bolsa, com valores definidos anualmente pelo Conselho Diretor.

Os monitores passam a estar vinculados a projetos de ensino, sempre orientados por um professor coordenador. A seleção para as vagas de monitoria pode ser realizada por meio de prova específica sobre o conteúdo programático, análise de histórico escolar e/ou entrevista.

Entre as atribuições de monitores, estão, entre outras, prestar atendimento aos alunos, por meio de plantões de dúvidas; captar e fazer chegar ao professor-orientador dificuldades e potencialidades observadas junto aos estudantes; e auxiliar o professores em tarefas relacionadas ao projeto de ensino. Essas atividades devem ser exercidas em regime de 16 horas semanais.

A normativa também proíbe monitores de ministrar aulas teóricas e/ou práticas substituindo o professor; de elaborar, aplicar e corrigir provas ou trabalhos acadêmicos; de preencher o controle de frequência e dos conteúdos no SIGAA; e de substituir o professor em atividades administrativas.

Segundo o diretor de Educação Profissional e Tecnológica, professor Sérgio Gomide, o novo regulamento é de grande importância, pois “amplia as possibilidades de oferta de monitoria, que antes eram bem restritas nesse nível de ensino; continua priorizando as disciplinas com maior número de retenção; e busca contemplar iniciativas inovadoras, como projetos de ensino mais voltados especificamente para questões identificadas pelos professores na sala de aula”, pontua.

De acordo com o diretor, existe uma expectativa de que, em 2024, as atividades de monitoria possam ser ampliadas “com um aumento do número de bolsistas e uma melhor perspectiva de oferta de bolsas, com abrangência em todos os campi do CEFET-MG”, encerra.

Monitoria

A monitoria é uma atividade acadêmica com a finalidade de auxiliar os alunos na superação de dificuldades de aprendizagem no percurso escolar, bem como em demandas específicas de disciplinas.

Os objetivos da prática incluem possibilitar o compartilhamento de conhecimentos adquiridos entre os alunos; contribuir para minimizar problemas de retenção e evasão, colaborando para a permanência e êxito dos alunos nos cursos; e promover a cooperação entre alunos e professores para melhoria do ensino e aprendizagem.

Acesse na íntegra o regulamento do Programa de Monitoria na EPTNM e saiba mais.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG