MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Inscrições abertas para ingresso no Ensino Técnico do CEFET-MG em 2024

Quarta-feira, 9 de agosto de 2023
Última modificação: Quarta-feira, 9 de agosto de 2023

São oferecidas mais de 2.000 vagas em nove cidades de Minas Gerais; exame será aplicado em 22 de outubro

Candidatos interessados em estudar nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) do CEFET-MG já podem se inscrever para ingresso no ano letivo de 2024. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pelo site da Coordenação de Processos Seletivos (Copeve) até 14 de setembro. O período de solicitação de isenção da taxa de inscrição está aberto até 30 de agosto.

São oferecidas 2.179 vagas, sendo 50% delas destinadas ao acesso pela Ampla Concorrência (AC) e 50% destinadas ao acesso pelas modalidades do Sistema de Reserva de Vagas (SRV), que inclui oportunidades para estudantes de escolas públicas de acordo com renda, cor-etnia e deficiência. As vagas são para os campi de Araxá, Belo Horizonte, Contagem, Curvelo, Divinópolis, Leopoldina, Nepomuceno, Timóteo e Varginha.

No ato da inscrição, o candidato deve selecionar o campus de estudo e a forma de curso (Integrada, Concomitância externa ou Subsequente) e, em seguida, escolher até três opções de curso e modalidade (SRV ou AC) em que pretende concorrer.

Os cursos da EPTNM no CEFET-MG são estruturados sob três formas:

Integrada: cursos oferecidos aos candidatos que, até a data da matrícula (janeiro de 2024), tenham concluído o Ensino Fundamental. O estudante fará o curso técnico juntamente com o Ensino Médio no próprio CEFET-MG, no período integral (manhã e tarde) e com duração de três anos (mais estágio).

Concomitância externa: cursos oferecidos aos candidatos que, até a data da matrícula (janeiro de 2024), tenham concluído a primeira série do Ensino Médio e estarão, em 2024, regularmente matriculados na segunda ou terceira série do Ensino Médio em outra instituição de ensino, simultaneamente à sua permanência no CEFET-MG. O estudante fará, no CEFET-MG, somente o curso técnico, em período noturno e com duração de um ou dois anos (mais estágio).

Subsequente: cursos oferecidos aos candidatos que, até a data da matrícula (janeiro de 2024), tenham concluído o Ensino Médio. O estudante fará, no CEFET-MG, somente o curso técnico, em período noturno e com duração de um ou dois anos (mais estágio).

Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no Edital n° 389/2023, que é de leitura obrigatória.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM / CEFET-MG