MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Alunos do CEFET-MG são premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Terça-feira, 6 de abril de 2021
Última modificação: Terça-feira, 6 de abril de 2021

O encerramento da 19ª edição da Febrace foi transmitido ao vivo pelo YouTube; quatro trabalhos desenvolvidos por alunos dos campi Contagem, Curvelo e Divinópolis foram premiados

O encerramento da 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) foi transmitido ao vivo pelo YouTube no último sábado (27/3) e mais de 300 prêmios foram anunciados. Quatro trabalhos desenvolvidos por alunos do CEFET-MG dos campi Contagem, Curvelo e Divinópolis foram premiados. Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), o evento foi realizado virtualmente entre os dias 15 e 26 de março. A Febrace é considerada a principal mostra nacional de projetos do ensino fundamental, médio e técnico e este ano recebeu 277.201 visitas únicas.

O trabalho da aluna Larissa Alves do campus Contagem “Síntese de carvões ativados magnéticos a partir de resíduos de poliestireno (isopor) e aplicação como adsorvente de contaminantes orgânicos” ficou em primeiro lugar em Ciências Exatas e da Terra, foi Destaque Unidades da Federação e recebeu credencial para a Mostra Científica e Tecnológica dos Jovens Pesquisadores do Estado do Pará (Mocitec Jovem) e para a Infomatrix Continental que acontecerá em junho no México. O trabalho foi orientado pelos professores Márcio Alves e Paulo Fernando Ortega.

Também do campus Contagem, o trabalho “Microplástico na indústria dos cosméticos, seus impactos no ambiente e maneiras alternativas de substituí-lo” recebeu a premiação da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq). Os autores do trabalho são Isabela Cristina Bitencourt, Bruna Neves e Joao Pedro Araújo, com a orientação das professoras Taiza de Pinho e Glenda Aparecida de Carvalho.


O trabalho dos alunos Samuel Lopes e Vinicius Alves do campus Curvelo “Desenvolvimento de software para simulação de sistemas fotovoltaicos em ambiente 3D para aplicação no ensino virtual” conquistaram o quarto lugar em Engenharia e receberam credenciais para a 6ª edição da Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic). Os alunos foram orientados pelos professores Listz Simões e Bruno Macedo.

O trabalho “Joguedo: criação de jogos e brinquedos didáticos a partir do uso de materiais recicláveis”, dos alunos Luiz Gustavo Ribeiro e Cecília Rodrigues, com orientação das professoras Maria de Lourdes Couto e Hemilly Brugnara do campus Divinópolis, conquistou o 4º lugar em Ciências Sociais Aplicadas.

A Febrace é promovida e organizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis. A 19ª edição teve cerca de 1.250 projetos inscritos, submetidos por mais de 4.000 estudantes de todo o Brasil.

A lista completa de vencedores pode ser acessada no site da Febrace.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG