MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG se destaca na 41ª Olimpíada de Matemática da Unicamp

Sexta-feira, 19 de setembro de 2025
Última modificação: Sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Sete equipes receberam menções honrosas e o trabalho desenvolvido pelo TOM conquistou o 2º lugar como experiência de excelência e modelo a ser seguido

Equipes do Treinamento Olímpico de Matemática (TOM) do CEFET-MG ficaram entre as finalistas da 41ª edição da Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU). Ao todo, sete equipes do TOM receberam menção honrosa pelo desempenho na prova em conjunto. Nesta edição, cerca de 4 mil equipes se inscreveram, mas apenas 239 conquistaram vagas na fase final, sendo 89 dos anos finais do Ensino Fundamental e 150 do Ensino Médio. O CEFET-MG participou com 29 equipes e sete chegaram à etapa final.

Além da competição, a edição contou com o II Mini Simpósio da OMU, um espaço voltado para professores de diferentes estados compartilharem suas experiências com o intuito de fortalecer a rede de educadores que acreditam no poder transformador das olimpíadas científicas.

A Equipe TOM foi representada pelos professores Fernanda Ferreira e Clístenes da Cunha do Departamento de Matemática do campus Nova Gameleira (BH). Eles apresentaram a trajetória da TOM, desde sua criação, as ações atuais e os resultados alcançados. A fala dos professores destacou não apenas as conquistas de medalhas, mas também os impactos no ensino de matemática e na vida de muitos estudantes. O trabalho com a TOM chamou a atenção da organização da olimpíada e de outros professores, conquistando o 2º lugar como experiência de excelência e modelo a ser seguido.

Para os professores Fernanda e Clístenes, o desempenho das equipes e o reconhecimento no simpósio confirmam o papel da Equipe TOM como referência no incentivo ao estudo da matemática e na formação de estudantes preparados para grandes desafios acadêmicos.

A OMU é organizada pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC/Unicamp) e é reconhecida como uma das competições em equipe mais desafiadoras do país. A Olimpíada é voltada a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio e se diferencia pelo caráter acadêmico de suas provas, que exigem aprofundamento teórico, rigor matemático e criatividade na resolução de problemas.

O resultado da prova individual será divulgado em outubro.

Equipes finalistas e seus integrantes:

πratas da matemática — Pedro Augusto Pereira, Maria Rita Gomes, Heitor José Macedo

Pi na Veia —Pedro da Silva, William Machado, Nicholas Anderson Leite

Tropa do Paulão — Paulo Mendes, Mateus Mendes, Daniel Augusto Santos

Não Sabamos — Jean Carlo Santos, Cesar Ribeiro, Eduardo Fialho

Garotos de Programa — Marco Antônio Grossi, Túlio Grossi, Raphael Comini

Clube Aritmético Mineiro — Gabriel Mendes, Mariana Travassos, Luiz Felipe Martins

π-rates— Mateus Bastos, Julio Cesar Aquino, Pedro dos Santos

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo (CC) – SECOM/CEFET-MG