MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

83 estudantes do CEFET-MG são premiados em concurso internacional de Matemática

Sexta-feira, 7 de junho de 2024
Última modificação: Sexta-feira, 7 de junho de 2024

Mais 938 mil estudantes de 4.000 escolas de todo o Brasil participaram do Concurso

Oitenta e três estudantes dos campi Nova Gameleira, Nova Suíça (ambos em Belo Horizonte) e Timóteo foram premiados na 16ª edição do Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil. Foram 13 medalhas de ouro, 22 de prata, 28 de bronze e 20 certificados de Honra ao Mérito. A competição foi realizada em março e apresentou questões de raciocínio lógico e resolução de problemas matemáticos. Mais 938 mil estudantes de 4.000 escolas de todo o Brasil participaram do Concurso.

“Apenas 1% dos alunos em todo o país foi premiado”

A preparação para o Canguru de Matemática no campus Timóteo, de acordo com um dos professores que coordenou os estudantes, Jozelmo Vieira, deu-se com base na experiência e no trabalho dentro de sala dos professores das turmas do Ensino Médio, somada à bagagem que muitos desses alunos e alunas trazem do Ensino Fundamental e de participações em olimpíadas do conhecimento, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Ainda segundo Jozelmo, das olimpíadas do conhecimento na área de Matemática, a Canguru é bastante significativa, pelo tempo de existência, por ser um concurso que é realizado em diversos países e também pela qualidade da prova. “Para se ter uma ideia, apenas 1% dos alunos melhores classificados em todo o país foi premiado com a medalha de ouro. Por isso, devemos valorizar demais o desempenho dos nossos alunos, de um modo geral e pelo número expressivo de premiações que eles receberam”, ressalta.

Jozelmo acredita que as olimpíadas do conhecimento, de um modo geral, acabam incentivando a busca por conhecimento, contribuindo para a formação tanto escolar, quanto do cidadão que vive em sociedade. “As questões abordam os conteúdos de uma maneira contextualizada, exigindo maturidade crítica dos estudantes. Esses alunos, então, precisam buscar mais conhecimento e se tornam mais questionadores e críticos. Seus professores, por sua vez, acabam sendo incentivados a se atualizar, fazendo com que as aulas se tornem mais ricas. É uma cadeia de benefícios que podemos ver sempre quando há incentivo à educação. No final, a sociedade sempre sai ganhando”, conclui.

Sobre o Canguru

O Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil é uma competição anual destinada aos estudantes que estão cursando desde o 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Dentre vários outros objetivos, o Concurso Canguru de Matemática Brasil busca ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos, contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica e favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG