CEFET-MG

Programa Nacional do Livro Didático

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos, obras literárias, obras complementares e dicionários.

O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas.

São reutilizáveis os seguintes componentes: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Física, Química e Biologia. Os consumíveis são: Alfabetização Matemática, Letramento e Alfabetização, Inglês, Espanhol, Filosofia e Sociologia.

Um edital especifica todos os critérios para inscrição das obras. Os títulos inscritos pelas editoras são avaliados pelo MEC, que elabora o Guia do Livro Didático composto das resenhas de cada obra aprovada, que é disponibilizado às escolas participantes pelo FNDE.

Cada escola escolhe democraticamente, dentre os livros constantes no referido Guia, aqueles que desejam utilizar, levando em consideração seu planejamento pedagógico.     

Para garantir o atendimento a todos os alunos, são também distribuídas versões acessíveis (áudio, Braille e MecDaisy) dos livros aprovados e escolhidos no âmbito do PNLD. Para maiores informações, acesse o site do FNDE:

http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico

(Fonte: http://www.fnde.gov.br/ acessado em 12/11/2014 às 14h)

A Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica – DEPT, por meio da Coordenação Geral de Desenvolvimento e Acompanhamento dos cursos da EPT mediará este processo juntamente com os Coordenadores de Áreas e Diretores de Ensino dos campi do interior.