MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG publica carta em defesa da educação profissional

Quarta-feira, 30 de maio de 2018
Última modificação: Quarta-feira, 30 de maio de 2018

CEFET-MG publica carta em defesa da educação profissional

24/05/2018

A Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica do CEFET-MG divulgou a Carta do 3º Seminário de Educação Profissional Técnica de Nível Médio “Diálogos e Integração” em Defesa da Educação Profissional do CEFET-MG. A carta é um documento oficial redigido no Seminário e aprovado por todos os participantes.

O documento, que está disponível online na íntegra, reforça os desafios enfrentados pela Educação Profissional, e mais especificamente pelo CEFET-MG, frente à atual conjuntura política nacional. A carta destaca os efeitos da Reforma do Ensino Médio, da Emenda Constitucional 95/2016, além de um projeto neoliberal que submete as escolas aos imperativos da economia e do mercado. Nesse contexto, é papel do CEFET-MG reafirmar a importância da sua educação profissional técnica de nível médio e “e garantir a existência e a expansão de uma das poucas possibilidades concretas de romper a dicotomia histórica subordinada aos interesses do capital, tendo, de um lado, a formação instrumentalizada para a classe trabalhadora e, de outro, a formação intelectualizada para as elites”.

Diálogos e Integração

A Carta é fruto do 3º Seminário da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do CEFET-MG, evento que reuniu professores e técnicos administrativos entre os dias 15 e 17 de maio, no Hotel Canto da Siriema, em Jaboticatubas (MG). Dentre as atividades, os participantes se reuniram em mesas-redondas e debates sobre o papel da educação profissional pública. Saiba mais.

Confira a íntegra da Carta em Defesa da Educação Profissional do CEFET-MG.
Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG