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CEFET-MG

3º Seminário da EPTNM do CEFET-MG discute os desafios da educação pública para o Século XXI

Quarta-feira, 23 de maio de 2018

Seminário do ensino técnico discute desafios da educação pública

16/05/2018

Evento reúne professores e técnicos administrativos que atuam no ensino técnico de nível médio

Teve início nessa terça-feira (15) o 3º Seminário da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do CEFET-MG. Com o tema “Diálogos & Integração: Desafios da Educação Profissional Pública para o Século XXI”, o evento reuniu professores e técnicos administrativos que atuam no ensino técnico, além de representantes dos estudantes, diretores de unidade e membros do Conselho de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT).

O seminário foi aberto com uma fala do diretor-geral do CEFET-MG, professor Flávio Santos, da diretora de Educação Profissional e Tecnológica, professora Carla Chamon, e de seu diretor-adjunto, professor Ezequiel de Souza Costa Júnior. Flávio destacou a dinâmica do evento, que chega em sua terceira edição e que é uma oportunidade de não apenas debater, mas “afastar do cotidiano para nos reunirmos e conhecer a realidade dos outros colegas”. Segundo o diretor-geral, o evento se insere nas discussões realizadas no CEFET-MG sobre o perfil dos ingressantes na Instituição: por quais mudanças o perfil destes estudantes tem passado e como repensar as formas de ingresso.

A professora Carla Chamon também destacou a história do seminário, que em seu primeiro ano deu origem a um documento com as diretrizes dos cursos técnicos, e em seu segundo ano propôs uma série de ações já em andamento, como a oferta de monitorias para os alunos do ensino técnico. No terceiro seminário, afirmou Carla, a proposta é discutir um tema grande: os desafios da educação pública, pensando no contexto político brasileiro e nas mudanças da sociedade.

Desafios

A abertura recebeu ainda uma conferência do professor Luciano Mendes de Faria Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com o título “Os Desafios da Educação Pública no Brasil”, o professor descreveu o atual cenário brasileiro e as disputas pelos sentidos da educação. “A ideia de que a escola está em crise acompanha toda a história da escola”, afirmou, salientando que, se antes, a resposta para essas crises era melhorar a escola, ou a criação de mais escolas, o contexto atual é diferente. Luciano detalhou algumas das ameaças à escola pública, incluindo as políticas de Estado, dificuldades de financiamento, a captura das políticas sociais pelo pensamento econômico e a ação de grupos conservadores.

Diálogos

O 3º Seminário da Educação Profissional Técnica de Nível Médio continua até quinta-feira (17). Na programação, mesas-redondas e debates sobre o papel da educação profissional pública e a crise do trabalho, com a participação de professores do CEFET-MG, da UFMG e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Os professores também se reunirão em grupos de trabalho, para a discussão de três eixos: desafios e perspectivas para os cursos técnicos concomitância externa e subsequente; integralização e certificação na EPTNM: estágio, pesquisa e extensão; e práticas de metodologia de ensino por projetos na EPTNM. O objetivo do Seminário é promover a integração dos servidores, a reflexão político-pedagógica e a discussão de propostas para o aperfeiçoamento da educação profissional e o fortalecimento da função social do CEFET-MG.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG

Fonte: http://cefetmg.br/noticias/arquivos/2018/05/noticia023.html