MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Equipe Azimute Norte vence o Campeonato Estudantil Mineiro de Orientação

Sexta-feira, 2 de dezembro de 2022
Última modificação: Sexta-feira, 2 de dezembro de 2022
A competição busca promover o esporte orientação entre as escolas como uma atividade multi e transdisciplinar, uma ferramenta educacional que propicia saúde física e mental

A equipe de competição Azimute Norte, composta por estudantes e professores do CEFET-MG, campi Araxá, Divinópolis e Varginha, se destacou no Campeonato Estudantil Mineiro de Orientação (CEMO) 2022, que aconteceu de 25 a 27 de novembro, em Divinópolis. Ela conquistou 1.730 pontos e classificou-se em 1º lugar na categoria Estudantil; na categoria Universitário, ficou com o vice-campeonato, com 117 pontos.

A premiação é realizada por meio da soma das pontuações até a quinta classificação dos alunos em cada categoria. A competição busca promover o esporte Orientação entre as escolas como uma atividade multi e transdisciplinar, uma ferramenta educacional que propicia saúde física e mental aos participantes.

O processo de apuração de corridas de Orientação é uma atividade complexa que envolve conhecimento de software específico. O aluno Marcus Vinícius Gama, do curso de Engenharia Mecatrônica, do campus Divinópolis, é o único aluno do CEFET-MG, no momento, capacitado para esse procedimento. A apuração é realizada com o software Helga, uma aplicação de gerenciamento de dados desenvolvida na Alemanha que utiliza informações dos componentes eletrônicos do SPORTident para validação de percursos dos atletas durante o campeonato.

A equipe do campus Araxá é coordenada pelo professor de Educação Física Sérgio Cardoso; em Divinópolis, pela professora de Geografia Nádia Mello; e, em Varginha, pelos professores de Educação Física e Geografia, Gabriela Arantes e Wagner Marinho, respectivamente.

Desde 2009, ininterruptamente, o CEFET-MG tem participado das competições estudantis estadual e nacional e, em alguns anos, foi campeão nos dois campeonatos, como ocorreu em 2018. Para os professores que coordenam a equipe, a modalidade esportiva tem promovido o ensino, a pesquisa e a extensão no CEFET-MG, possibilitando a promoção da inclusão, tendo em vista que há alunos com necessidades específicas na equipe. “Para os alunos, é uma forma de socialização, interação e conhecimento de outras áreas geográficas, e também uma válvula de escape para as tensões cotidianas da vida de estudante”, explica Nádia.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG