MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Alunos são premiados por desempenho em Olimpíada de Biologia

Quinta-feira, 10 de novembro de 2022
Última modificação: Quinta-feira, 10 de novembro de 2022

A competição contou com uma prova de múltipla escolha de 25 questões, abordando todo o conteúdo trabalhado no Ensino Médio


Clara Pimentel/CEFET-MG

Um grupo de seis estudantes dos campi Nova Suíça e Nova Gameleira foi homenageado pelo diretor-geral do CEFET-MG, professor Flávio dos Santos, com medalhas e certificados de honra ao mérito pelo desempenho na Olimpíada de Biologia da Instituição, evento organizado pelo Departamento de Ciências Biológicas dos campi Belo Horizonte. O encontro ocorreu na Sala dos Conselhos Superiores, no campus Nova Suíça, no último dia 4.

Para Samuel Machado, premiado como um dos primeiros lugares, participar de olimpíadas como esta ajuda a complementar a formação escolar, a saber as matérias que precisa estudar mais e a obter melhores resultados em competições e vestibulares no futuro. “O fato de ser uma competição me motiva bastante, pois sou muito competitivo. Isso pode ser ruim às vezes, mas, em momentos como este, é um fator que contribui para meu desempenho”, afirma o aluno do primeiro ano do curso técnico em Química.

Sobre os benefícios de uma olimpíada, o professor Eriks Vargas, que organizou a Olimpíada de Biologia, tem a mesma opinião de Samuel. “Reflete na formação escolar, pois é mais um motivo para o aluno estudar, se qualificar. Nos Estados Unidos, por exemplo, é um dos critérios para ser selecionado em algumas universidades. Em último caso, penso que é um diferencial, pois o que distingue as pessoas no ambiente escolar é a vontade de aprender, porque o conhecimento está aqui, basta querer pegá-lo”, diz.

Segundo Eriks, um detalhe relevante da premiação foi que a medalha entregue aos estudantes mais bem colocados foi toda confeccionada na própria Instituição. “Fizemos a identidade visual na Coordenação de Design e imprimimos em 3D no laboratório maker”, conta o professor.

A Olimpíada de Biologia do CEFET-MG foi realizada no dia 11 de junho em fase única, com uma prova de múltipla escolha de 25 questões, abordando todo o conteúdo trabalhado no Ensino Médio. Ao todo, a competição contou com mais de cem participantes. Para 2023, a Olimpíada deve ocorrer no mês de agosto, logo após o recesso escolar, e a ideia é trazer à participação os estudantes dos outros campi do CEFET-MG.

Confira os primeiros colocados na Olimpíada da Biologia

Primeiro lugar
Gustavo Braz Loiola Januário
Samuel Gustavo Cunha Machado

Segundo lugar
Arthur Nunes Ferreira
Louise Ventura Oliveira
Vitória da Silva Bispo

Terceiro lugar
Bruno Ferreira da Silva
Eduardo Henrique Rodrigues Silva
João Pedro Torres

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG