MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Realização dos Jogos Intercampi em Timóteo é adiada

Quarta-feira, 26 de outubro de 2022
Última modificação: Quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Medida foi tomada devido à corte de recursos orçamentários

Os Jogos Intercampi, que estavam previstos para ocorrer em outubro no campus Timóteo, serão adiados.

A medida foi tomada em razão de cortes orçamentários ocorridos nas instituições federais de ensino no ano de 2022. Segundo o diretor-geral do CEFET-MG, professor Flávio Santos, o atual orçamento da Instituição é muito inferior ao orçamento de 2019, quando já era limitado. “Várias ações foram adiadas em função do corte orçamentário ocorrido em julho, desde a manutenção da infraestrutura até o abastecimento de suprimentos e insumos para os laboratórios. Havia uma expectativa de recomposição do orçamento, que acabou não se confirmando, apesar de todo o esforço feito pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)”, explica.

Ainda de acordo com Flávio Santos, embora o bloqueio orçamentário ocorrido neste mês de outubro tenha sido revertido, o CEFET-MG, bem como todas as demais IFES, sofreu um corte de mais de R$ 4 milhões em julho. “Já se sabia da necessidade de recompor esse valor para viabilizar o funcionamento normal da Instituição, caso contrário seria necessário um forte ajuste ao final do ano, o que foi informado ao Conselho Diretor à época. Apesar de todos os esforços, neste mês, com o movimento de novo bloqueio e, em seguida, desbloqueio orçamentário, ficou claro que não haverá a recomposição referente a julho. Dessa forma, os R$ 4 milhões de corte vão impactar o planejamento orçamentário, requerendo adiamento de várias despesas, de modo a viabilizar o pagamento de bolsas e contratos terceirizados”, conclui o diretor-geral.

Uma nova data para realização dos Jogos será definida pela Comissão Organizadora para o próximo ano letivo, provavelmente março ou abril.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG