MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

“Capitães da Areia” é a obra do processo seletivo de ingresso no Ensino Técnico 2023

Quarta-feira, 13 de julho de 2022
Última modificação: Quarta-feira, 13 de julho de 2022

Livro de Jorge Amado está disponível gratuitamente na internet

Estudantes que desejam ingressar no Ensino Técnico de Nível Médio do CEFET-MG em 2023 já podem começar a se preparar. A Coordenação de Processos Seletivos (COPEVE) divulgou a obra de leitura obrigatória para a seleção: “Capitães da Areia”, romance do escritor Jorge Amado. Além da prova de Literatura Brasileira, a obra poderá motivar abordagens interdisciplinares nos outros cadernos de provas.

O romance narra a história de garotos e garotas que, abandonados pelo Estado, passam a viver às margens da sociedade e expostos à violência. Os “capitães da areia”, grupo de personagens liderados por Pedro Bala, vivem sem acesso a direitos fundamentais, como convivência familiar, moradia, educação, atendimento médico e alimentação. As aventuras vão das carências e traumas humanos ao desejo pela liberdade.

“A leitura é urgente e ainda necessária no Brasil de hoje, fortemente segregado e marcado por ações de preconceito contra o pobre, o negro, o jovem periférico e a mulher, entre outros grupos. Além dessa forte rede de temas e de perspectivas sociais e políticas, o romance de Jorge Amado é oportunidade de conhecimento sobre um estilo lírico e potente de escrita, mergulhado na realidade de jovens brasileiros excluídos da sociedade”, define a Comissão Elaboradora da Prova de Linguagens.

Amado

“Capitães da Areia” é o sexto livro do escritor baiano Jorge Amado (1912-2001) e foi publicado pela primeira vez em 1937, ano em que se instaurou o Estado Novo e todas suas adversidades na história do Brasil.

Segundo a comissão, o livro foi escolhido pois, “reafirma o compromisso da Instituição com o debate público sobre temas, obras e autores imprescindíveis à formação crítica e cidadã de nossa juventude. Compromisso que também é reforçado pela escolha de uma obra com acesso digital, gratuito e legal, em universidade pública, e disponível em várias bibliotecas públicas do país”.

Conheça algumas temáticas abordadas na obra:

  • funcionamento e a contradição das leis, com enfoque na ausência de direitos da infância e da juventude;
  • rotina de violências e descobertas nos contextos da vida urbana baiana dos anos 30;
  • ausências do Estado em múltiplas questões sociais, ainda muito presentes na sociedade brasileira.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG