MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Incentivo à leitura: Projeto disponibiliza catálogo literário virtual

Quinta-feira, 23 de julho de 2020
Última modificação: Quinta-feira, 23 de julho de 2020

Sugestões de livros, que podem ser baixados gratuitamente, foram feitas por professores do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG e dos Departamentos de Formação Geral

Quarta-feira, 22 de julho de 2020, às 8h20
No perfil CEFETLENDO a estudante do primeiro ano de Edificações do campus Araxá Bianca Bittencourt encontra sugestões para as próximas leituras
Arquivo pessoal da aluna (Studio S)

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) e a necessidade de isolamento para evitar a disseminação do vírus, o CEFET-MG têm desenvolvido diversas ações de incentivo à leitura, dentre as quais o CEFETLENDO, proposto por um grupo de professores do Departamento de Linguagem e Tecnologia (Deltec) na rede social Instagram. O perfil, disponível desde o dia 24 de março, reúne atualmente 562 seguidores.

Agora, eles também estão presentes na homepage CEFETLENDO. A página reúne sugestões de leitura com a curadoria dos professores do Deltec e dos Departamentos de Formação Geral dos demais campi.

Dentre as 23 opções disponíveis estão livros de autores como Machado de Assis, Lygia Fagundes Telles e Fernando Pessoa. Em cada uma das indicações, os educadores justificam a razão de suas escolhas literárias.

“O isolamento, como já se observou, é físico e não propriamente social. Nesse contexto, socializar leituras é um ato de resistência e também de afeto”, comenta o professor Sérgio Gomide Filho, diretor de Educação Profissional e Tecnológica do CEFET-MG.

No Instagram

Aos seguidores do perfil, os professores apresentam sugestões de livros e pede que as impressões sobre a leitura sejam compartilhadas por meio dos comentários, imagens ou até mesmo performances em vídeos. Há ainda bate-papos sobre os livros, por meio de videoconferências. O mais recente ocorreu no dia 14 de julho, com a discussão sobre o livro “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago.

Mais que os debates sobre os títulos recomendados, no perfil há também espaço para que alunos e professores participem semanalmente do “Poesia na 40ena”, recitando poesias de suas preferência. Como fez a estudante do primeiro ano de Edificações do campus Araxá Bianca Bittencourt recitando o poema “A lua”, de Paula Pimenta.

“Me senti motivada a enviar meu vídeo porque vi como posso melhorar o dia das pessoas com um pedacinho do meu livro favorito e gosto de incentivar as pessoas a lerem”, disse a jovem que, apenas durante a quarentena, conseguiu ler dez livros.

A iniciativa foi uma das 150 propostas aprovadas no edital para a seleção de projetos de ensino durante a pandemia do novo coronavírus, das Diretorias de Educação Profissional e Tecnológica (DEPT), de Graduação (DIRGRAD) e de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG).

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG